Rio +20
Começou a contagem regressiva para iniciar o Rio+20.
O evento ocorre após vinte anos da Rio-92 (conhecida também como Eco-92) que foi um marco na história por ter introduzido a idéia de desenvolvimento sustentável, que visava implantar um crescimento econômico com menos consumo e com maior interesse em reduzir os impactos ambientais.
Após 20 anos, o Rio+20 tenta definir uma agenda com metas de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas baseada em dois temas: economia verde e sustentabilidade.
Bom, até aqui foi o que eu li nos jornais e nos artigos da internet a respeito do Rio+20. Mas .... sinceramente, acho que tudo isso está uma grande enrolação. Não sei com detalhes sobre o evento e o seu andamento, mas o que está claro é de que nenhum país quer ceder os seus interesses pessoais para alcançar uma economia mais sustentável ou verde. E isso por quê ? Resposta simples: esses tipos de mudanças desejadas pela Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), podem prejudicar suas economias, sendo esse o principal freio para a eficiência dos planos.
Abaixo o link de um texto sobre a importância do Rio+20,escrito pelo nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pela ex-primeira ministra da Noruega:
http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=site/view&id=239315
Nenhum comentário:
Postar um comentário